Jardins de Barro Atelier de Cerâmica e Café é um tesouro guardado em Santo Antonio do Pinhal



Por Ivy Corazza em 29/07/2017 - 16:07 hs

Santo Antonio Pinhal respira história e arte. Localizada no meio da Serra da Mantiqueira, na região do Vale do Paraíba, a pequena cidadezinha está repleta de riquezas. Apesar de ser conhecida por seu slogan “Encantadora por Natureza”, não é só a beleza natural que deixa os turistas e moradores maravilhados. Um passeio pelas ruas e você logo encontrará artistas dos mais variados, desde escritores, historiadores, artesãos, escultores, músicos, poetas, ourives e uma ceramista incrível: Cynthia Duarte, proprietária do Jardins de Barro Atelier de Cerâmica e Café.

Localizado na subida que leva ao Pico Agudo, o ateliê é um verdadeiro tesouro em meio a natureza e proporciona uma experiência sensorial tanto pela arte quanto pelas delícias servidas. O café é coado individualmente na propria mesa do cliente e servido nas charmosas xícaras de cerâmica, e deixam o sabor  ainda mais especial. Para acompanhar, bolos caseiros que remetem a infância, entre eles, o mais disputado é o de maçã, com pedacinhos da fruta e canela. Mas o bolo de laranja e o de fubá combinam  e muito com os chás que podem ser de hortelã ou de capim santo, servidos nas xicaras próprias com tampinha de cerâmica. Mas, a escolha pelo sabor vai depender do que a horta tiver produzido na época.

12

Com sorte, você verá Cynthia preparando as peças em sua oficina, instalada no próprio local, a cena é linda e os turistas aproveitam para filmar e levar a imagem de recordação.             Formada em artes plásticas pela Mackenzie há mais de 15 anos, ela trabalhou muito tempo com design gráfico em São Paulo para revistas e gráficas, mas era o barro sua paixão. Começou  se especializar através dos cursos de cerâmica e quando resolveu largar de vez a loucura da capital paulista e morar em Pinhal, mergulhou definitivamente neste universo.

O endereço do ateliê, no entanto, nem sempre foi este.  “ O Jardins de Barro nasceu na  minha casa, onde atendi durante anos, o que me proporcionou cuidar das minhas filhas de perto, que eram pequenas na época, e aos finais de semana abria para o público. Não tinha o café, somente a cerâmica, e trabalhava com minha amiga Nancy Garner, que começou comigo e hoje tem seu próprio ateliê. Estou neste endereço atual desde 2013, quando mudamos para essa casa e abrimos o café, para complementar o espaço” relembra Cynthia.  

3645

Entre as peças mais pedidas estão as velas, que podem ser pequenas ou grandes, os difusores de aroma e os vasos. Aliás, o nome Jardins de Barro vem da paixão da ceramista pelas plantas. Você pode levar  os jarros e também comprar algumas mudas e orquídeas direto da estufa. A arte pode e deve ser multiplicada. Cynthia oferece aulas avulsas e cursos para adultos e crianças. Através da página no facebook e do Instagram, você conhece um pouco do trabalho da artista e pode encomendar as peças. Mas, o processo criativo acompanha o desejo do cliente sempre, desta forma, é possível solicitar os produtos totalmente personalizados.

7111213

Crédito das fotos: Hernani Gaya

 

Serviço

Endereço: Km 2,3 Estrada do Pico Agudo, Santo Antonio do Pinhal

Fone: 12 3666-1897

Facebook: Jardins de Barro Atelier de Cerâmica

Instagram: @jardinsdebarro

Aberto: segunda, quinta, sexta, sábado e domingo (fechado terças e quartas exceto em feriados) das 10hs às 18hs

Cartões de débito e crédito são aceitos



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !