Conheça Santo Antonio do Pinhal através dos passeios promovidos pela Rota das Araucárias

Entrevista Especial


Por Ivy Corazza em 21/06/2017 - 20:47 hs

Santo Antonio do Pinhal é uma cidade cheia de opções de lazer. Mas por onde começar, para onde ir, quais trilhas fazer, e em qual cachoeira nadar e quais são os melhores restaurantes para conhecer? Todas essas respostas podem ser encontradas em um só lugar: Rota das Araucárias. A agência de viagem, que nasceu no próprio município, está situada em um Quiosque em dos endereços mais charmosos da cidade, na praça da rodoviária. No local você encontra informações turísticas gratuitas todos os dias, exceto às terças feiras, das 10h às 17h

O Rota Pinhal conversou com as idealizadoras, Maicheli (Mai) e com a Rita. Confira os serviços prestados, as novidades que elas prepararam para a alta temporada e muito mais:

Como vocês se conheceram:

Foi na cidade de Curitiba (PR).  Mai é Técnica Agrícola e Engenheira Florestal e foi para o Mato Grosso trabalhar. Rita é Bióloga e Especialista em Engenharia Ambiental, foi para a Mantiqueira coletar dados para o desenvolvimento do Mestrado em Engenharia Florestal. Após 1 ano e meio as amigas reencontraram-se e ambas seguiram para Santo Antônio do Pinhal, Rita deveria deixar a cidade, pois a princípio ficaria apenas para a conclusão da dissertação e Mai tinha ideia de passear por 2 semanas. Entretanto, a magia, as belezas e os mistérios da Mantiqueira nos envolveram e decidimos unir nossos conhecimentos e forças para trabalhar com educação ambiental de forma lúdica.

Porque Rota o nome das Araucárias?

A inexistência de uma agência de viagens no município foi um ponto de partida, pesquisamos sobre o assunto e corremos atrás de todos processos burocráticos, mas faltava algo essencial, o nome da empresa. Foi em uma bela tarde de outono que Mai observando a Floresta de Araucárias propôs “Rota das Araucárias”, uma singela homenagem à espécie-chave que era dominante por essas áreas¹. No mês de outubro do ano de 2015 a agência foi devidamente aberta.

12

Quais serviços são prestados?

As indicações são diversas desde, restaurantes, pousadas, artesões, atrativos naturais, pontos históricos, produtos e/ou serviços. Vale ressaltar que  vivemos com a venda de passeios, toda informação, indicação ou parceria é apartidária e gratuita. Além da parceria local, sugerimos também agências de outros municípios que estão regularizadas perante a lei, dentre elas Radicais Livres, Mantiqueira Ecoturismo, Uai WalkiMG e Ecovaletur.

Os passeios podem ser individuais ou coletivos. Como funcionam?

Oferece diariamente passeios privativos que incluem seguro individual, transporte, equipamento de segurança, monitor ambiental, ingressos e serviço in-out (pousadas parceiras) e também oferta eventos mensais para grupos. Dentre as atividades destaca-se as Caminhadas Ecológicas com percursos de nível fácil (1km) a difícil (6km), onde o participante tem a oportunidade de observar a vida silvestre e aprender curiosidades sobre diferentes espécies, histórias e lendas. Este é um tipo de entretenimento indicado para qualquer faixa etária.

Cresce o interesse por Observação de Pássaros. Existe essa possibilidade aqui em Santo Antonio do Pinhal?

Oferecemos sim. A  Birdwatching (Observação de Aves), normalmente acontece com  os apreciadores de aves que contratam este serviço e  já possuem equipamento próprio e específico e desejam fotografar determinadas espécies. Tem pessoas que almejam registrar espécimes de corujas, gaviões, pavós, tucanos...claro que muitas vezes rodamos mais de 100km (de carro) até achar o que o cliente deseja, todavia, nos esforçamos para isso. As saídas podem iniciar as 5:30 da manhã ou até mesmo 22 horas, tal variação está ligada ao comportamento de cada espécie.

34

E para aqueles que preferem o Turismo histórico? Ou mesmo o Turismo Rural?

Para quem prefere conforto e conhecimento, melhor realizar um Turismo Histórico (três opções) e/ou Turismo Rural (três opções, somente aos finais de semana e feriados, com início às 10 e 14 horas). Os passeios são privativos e dependendo do roteiro podem durar entre 2 a 8 horas. Disponíveis diariamente e na hora que o cliente preferir, exceto Turismo Rural, como já mencionado.   

Os passeios noturnos devem ser divertidos também. Existe a procura aqui em Pinhal?

Existe sim. Para quem busca atividades em grupos com custo reduzido, oferecemos mensalmente eventos. Como exemplo, a Rota Pytuna (noite, em tupi) uma caminhada noturna, com fogueira, lendas, violeiro, caldinho, pinhão cozido e sapecado, vinho quente e chás, a ideia foi promover, resgatar e valorizar a cultura local.

Quais as novidades para o mês de junho?

No mês de junho estaremos com um evento especial voltado para as mamães que desejam caminhar com seus bebês, será uma caminhada ecológica com assessoria em babywearing, todavia, devido indicações de pediatras, os bebês devem ter o mínimo de 6 meses, devido uso de protetor solar e repelente. Para a alta temporada teremos diversos eventos, alguns voltados a aventura, outros ao turismo rural e até mesmo um tour fotográfico orientado por profissional competente da área.

Deixem uma dica para quem está planejando conhecer Santo Antonio do Pinhal?

Como sugestão aos visitantes, programe sua viagem. Verifique disponibilidade de pousadas com antecedência pois existe o risco de chegar na cidade e não existir vagas, ainda mais na alta de temporada (outono e inverno). Como os passeios são privativos, também sugerimos agendar com antecedência. Todas as opções estão disponíveis no site que é atualizado a cada mês, por falar nisso, tem novidades para junho. As redes sociais (facebook e instagram) e o tripadvisor também são ótimas ferramentas para saber sobre as notícias e ler as experiências dos nossos clientes.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !