Cerveja Ikaros é mais um grande motivo para visitar Santo Antonio do Pinhal

Especial - Cervejarias Artesanais


Por Ivy Corazza em 15/06/2017 - 12:21 hs

Nos últimos meses, o Rota Pinhal tem feito uma série de matérias sobre o crescimento das microcervejarias em Santo Antonio do Pinhal. Ao todo, são seis marcas que atraem a atenção tanto do público interno quanto da região e até mesmo de outros estados.

A bola da vez é a Cervejaria Ikaros, criada pelos irmãos Raphael e Gabriel Laghi. O interesse de Raphael começou quando morou na Austrália e na Inglaterra ainda no período da faculdade. A variedade de estilos e o movimento cervejeiro existente nas pequenas cidades despertaram nele o “por que, não?”. “Lá fora, em cada bairro tem seu “Brew Pub”, com as cervejas locais e estilos variados, comoPorters, ESBs, IPAs, e muitas outras, sem contar nas diversas cidras do País de Gales”, relembra Raphael.

Ao retornar para o Brasil, em 2013, estava determinado a começar produzir cerveja para consumo próprio e para os amigos. Mas antes, foi estudar, ler muito sobre o assunto e não poderia começar por outro livro se não “ How to Brew”, de John Palmer, aliás, segundo ele é uma leitura obrigatória para todos que desejam entrar no mundo das cervejas artesanais. Foi inclusive deste livro que ele tirou os princípios básicos para começar a produção. Os estudos continuam até hoje com pesquisas, fóruns online e o curso sobre fermentação realizado no Science of Beer Institute.

O resultado? Ótimas cervejas. Os amigos gostaram tanto que passaram a encomendar e logo iniciaram as vendas para os estabelecimentos, em Santo Antonio do PInhal e para eventos. O nome é uma menção a Ikaros, da mitologia grega que usou as asas para fugir do labirinto do Minotauro. Uma homenagem a segunda paixão dos irmãos Laghi, o “Vôo”. A família foi uma das pioneiras na técnica do voo livre no Brasil, tendo realizado os primeiros, no Pico do Agudo (um dos principais pontos turísticos, em Santo Antonio do Pinhal), na década de 80. Frequentadores da cidade há muitos anos, viram em Pinhal, o lugar perfeito para a fabricação de cervejas artesanais, devido a água e ao clima propenso.

Atualmente a Ikaros é encontrada em restaurantes e empórios mas até o final deste ano a dupla planeja abrir um espaço para visitação. Com 150 litros semanais, a marca oferece: American Pale Ale, Weiss, Red Ale e a Porter. “Para o inverno estamos trazendo de volta para o cardápio a  Porter e a versão sazonal dela, que é sempre um sucesso, a Porter com Framboesa”, conta Raphael.

Com maior teor alcoolico, a Red Ale, com 6,5% atrai publico especialmente nestes dias mais frios do ano. Outro destaque é a  Weiss , uma cerveja que leva rapas de lima da pérsia em sua formulação. E para harmonizar com uma pizza salgadas? Os irmãos sugere, aAmerican Pale Ale, responsável pelo toque especial graças aos aromas cítricos do lúpulo. Já para as pizzas doces, não resta dúvidas: a Porter, é a sugestão da Ikaros, por conta das notas de café e do caramelo que a compõem.

12

E prepare-se porque vem novidades da marca para as próximas estações, sendo a IPA até a primavera e uma Lager até o verão.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !