Conheça a Antoniusbier: a cerveja com sotaque alemão

Especial - Cervejas Artesanais


Por Ivy Corazza em 30/05/2017 - 10:20 hs

Fundada pelo alemão Uwe Ludke, a cervejaria Bode Expiatorio  começou como fábrica de queijo de cabra e em 2007 iniciou a produção artesanal da cerveja Antoniusber. Pouco tempo depois o alemão deixou os queijos de lado e passou se dedicar exclusivamente as cinco cervejas da marca: Stout, Ale, Rauch, Gingerbier e Weiss.             

Em 2016 os rumos mudaram e o fundador Uwe decidiu retornar para a Alemanha. Ele passou o bastão para o casal paulista Eduardo e Natashe Lopes, amigos e clientes do Bode Expiatório há oito anos. Formados em contabilidade e apaixonados por cerveja, a primeira viagem dos dois quando ainda eram  namorados, foi justamente para Santo Antonio do Pinhal e aqui eles fizeram degustações de cervejas, um dos hobbys preferidos da dupla. A identificação foi enorme, tanto com o alemão quanto com a Antoniusbier, que eles retornavam com frequência e inclusive para realizar cursos de cervejaria.

Eduardo passou a produzir cerveja, no bairro da Mooca, em São Paulo para os amigos, tudo isso com as dicas do Uwe. Quando retornava para Pinhal, trazia algumas das suas criações para o alemão provar e ele dava o “feedback” sobre a qualidade o que poderia melhorar. “Nunca imaginamos que seriamos proprietários do Bode Expiatório, são aquelas coisas que simplesmente acontecem e nos sentimos super honrados em continuar o trabalho do Uwe. Nós mantivemos a essência  a rusticidade do local  e principalmente as 5 receitas originais das cervejas”, conta Eduardo Lopes.

Entre as mais pedidas nestes dias frios, está a Rauch, uma cerveja escura com malte defumado, no próprio bode expiatório. Já a Gingerbier, leva gengibre na receita e é uma das queridinhas da marca. Atualmente no local servem além das cervejas, alguns embutidos e o tradicional queijo de cabra. Para o semestre a marca apresenta o hidromel, uma bebida fermentada a partir do mel, cujo período de maturação é de 6 meses daí a fabricação ocorrer apenas duas vezes no ano.

Vale a pena a visita, com amigos ou sozinho. Localizado em uma das regiões mais bonitas de Santo Antonio do Pinhal, na Rua Afonso Vieira da Silva 300. Aberto aos finais de semana.

1234



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !