Microcervejaria Carijó se prepara para abrir empório e restaurante em 2017



Por Ivy Corazza em 09/05/2017 - 18:52 hs

Uma cerveja diferente e criativa a começar pelo nome: “Carijó”. Originário do termo tupi “karai-yo”, refere-se a raças de galos e galinhas com penas mestiças de preto e branco. O significado que remete a um estilo de vida rural, serviu de inspiração para a escolha do nome Carijó Empório e Cervejaria Artesanal, estabelecida em Santo Antonio do Pinhal.

Da troca de idéias entre o Sommelier de Cervejas, Marcelo Maia e da Arquiteta e Chef de Cuisine e Sommelier de Vinhos, Jane Accioli nasceu à marca. No caso de Marcelo, o contato com as cervejas artesanais começou cedo, lá nos 80 quando via seu pai produzir cervejas  com amigos. Em 2011, Marcelo se envolve ainda mais com o tema, que já havia sido tese do seu curso de pós graduação e com o tempo se aprofunda ao cursar “Produção de Cerveja” pela Escola Bodebrown do Mestre Samuel Cavalcanti, em Curitiba. Para Jane Accioli sua sócia, o interesse surgiu um pouco mais tarde. Arquiteta por formação, ela estudou e morou na Espanha por alguns anos. Quando retornou ao Brasil, se graduou em Chef de Cuisine e Restarateur, pelo Centro Europeu, uma das escolas mais importantes da America Latina.

Mas foi em 2011 que Jane e Marcelo descobriram um interesse em comum que seria capaz de mudar completamente o destino da dupla: a cerveja. Mudaram para Santo Antonio do Pinhal, no interior de São Paulo e decidiram abrir a Carijó, em 2013. O processo criativo de um mestre cervejeiro tem muita semelhança com o de um Chef de cozinha, que busca constantemente harmonia, complexidade de sabores e a busca e conhecimento de cada ingrediente, explica Marcelo.  “Trabalhamos com cardápios sazonais, produzimos cervejas inspiradas em nosso clima e nas estações do ano, nossa carta de cervejas prioriza ingredientes cultivados em nossa região, como as frutas vermelhas, o pinhão e muitos outros”, conta. 

Já há algum tempo a cerveja foi incluída em todas as ocasiões e deixou de ser uma bebida exclusiva para dias quentes. Desta forma, com a chegada do inverno uma boa pedida são as mais encorpadas, como a Porter, Stout, Barley Wine e a Bock, sendo esta última uma dica para acompanhar o fondue de queijo. As Stout e Porter trazem ainda mais sabor aos fondues de chocolate. Frequentemente a Carijó lança uma com maior teor alcoólico e não podem ficar de fora do menu a Imperial Stout, Imperial IPA e a Barley Wine .

A marca finaliza no segundo semestre deste ano, as obras do tão aguardado empório e restaurante. “Nosso espaço está em fase de finalização e foi construído em um belíssimo vale nas encostas da Serra da Mantiqueira, no Circuito Turístico do Lageado, famoso pela Cachoeira que leva o mesmo nome.” Segundo Jane, aqueles que param para fotografar na "Vista Chinesa", o mirante da estrada para Campos do Jordão, se deparam com uma visão privilegiada do bucólico vale, é exatamente ali neste vale que foi construído o Empório e Cervejaria Artesanal Carijó.

A preocupação com a sustentabilidade faz parte da identidade da cervejaria. “Temos uma Área de Proteção Ambiental onde realizamos o plantio de mudas nativas, a nossa água é tratada com Biodigestores, ademais, reutilizamos containers para a área da cervejaria, reaproveitamos postes antigos de rua, madeiras de árvores caídas e janelas usadas. No cardápio teremos ingredientes da nossa própria horta orgânica, bem como dos nossos vizinhos do bairro Lageado”, explica Marcelo. Já no empório os produtos vendidos serão dos produtores regionais da Mantiqueira, incluindo as cervejas locais, os cafés, os queijos típicos, mel, os embutidos artesanais e os vinhos. Outro diferencial são os  growlers, garrafões de variados materiais para que a pessoa leve a cerveja saída direto do tanque, extremamente fresca.

O projeto, que está em sua fase final, também oferecerá estacionamento próprio, banheiro adaptado para cadeirantes, fraldário, playground para a criançada, deck, horta e pomar. Com fácil acesso, a visita pode ser feita de várias formas, seja através da SP-50, com acesso pelo Bairro Zé da Rosa, como pela SP-50 descendo o Circuito Turístico dos Mellos e virando à esquerda no final; ou para quem preferir, pela Rod. Floriano Rodrigues Pinheiro, entre Sto. Antônio e Campos onde há placas indicando o Bairro Renópolis, basta descer e entrar no Acesso do Circuito Turístico do Lageado.

12

Saiba mais:

www.facebook.com/carijoemporioecervejaria/

ou através do whatsapp  (12) 981.639.795 ou 981.687.446

Estrada do Lageado, 4432 (Estrada Francisca dos Santos Silva). 



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !