Entrevista com Théo Duarte - Brasil Enduro Series 2017

Santo Antonio do Pinhal sedia a primeira etapa do Brasil Enduro Series 2017


Por Ivy Corazza em 13/03/2017 - 13:10 hs

O charme, as trilhas e a ótima estrutura em hotelaria, foram alguns dos fatores determinantes para que Santo Antônio do Pinhal fosse a cidade escolhida para sediar a primeira, das quatro etapas do Chaoyang Brasil Enduro Series 2017, que acontece no período de 17 a 19 de março de 2017. A prova, cheia de obstáculos e adrenalina é a essência do mountain bike. No “ciclismo de montanha”, os atletas se deslocam até os topos das montanhas, na maioria das vezes pedalando e fazem trechos cronometrados nas partes de descidas, que são longas e que exigem muito preparo físico.

A marca Brasil Enduro Series foi criada com o objetivo de aquecer a atividade no mercado nacional. O BES começou em 2013 e atualmente é reconhecido com a mais importante “série” de Enduro MTB no Brasil. O Rota Pinhal conversou com Theo Duarte, um apaixonado por bike e organizador do evento, confira a entrevista:

*Como começou a sua paixão por bikes?Além desta modalidade, você pratica algum outro esporte?

 Me interessei por bike por influência de meus tios, que eram praticantes assíduos. Ando e faço competições desde os sete anos de idade e por muito tempo levei a vida de atleta muito a sério, tendo competido  principalmente no Downhill, em todo o Brasil e também fora do país. Gosto de todos os esportes "outdoor" e pratico enduro de moto, caminhadas e corrida.

 * Este ano serão 4 etapas do evento, conte como foi feita a escolha por Santo Antonio do Pinhal e porque?

 Adoramos a região e já realizamos provas em Campos do Jordão. Queríamos voltar, mas trazer novidades, e por indicação de Leandro Faria, um entusiasta escolhemos Santo Antonio do Pinhal. A cidade é charmosa, com boa estrutura e boas trilhas. 

 * Qual o perfil dos atletas que participam do evento? 

A maioria de nossos atletas são "masters", entre 30 e 50 anos. Amantes da bike experientes, com bagagem no esporte e em outras categorias. Além disso, amam viajar e conhecer lugares novos;

 * Qual será o circuito da prova?Os atletas conhecem a região, fazem o trajeto da prova dias antes para "testar" ou conhecer os desafios que terão pela frente?

Serão entre 3 e 5 percursos diferentes, espalhados pelas trilhas da região, num raio de no máximo 15 km do centro da cidade. Os pilotos terão pistas com bom nível técnico e deslocamentos físicos, que irão testar todas as características que um endureiro deve ter. 

 * As chuvas que atingem a região, no mês de março dificultam de alguma forma a prova?

A prova com chuva sempre fica mais difícil e desgastante. Mas isso é o mountain bike. 

 * Quem são os patrocinadores e quais serão os prêmios?

 Nosso principal patrocinador é a marca de pneus Chaoyang, que está conosco desde o ano passado. Temos também as seguintes marcas que acreditam em nosso trabalho:

 Specialized bikes

Santa Cruz bikes 

Damatta Design

Mud Bike

Sea Sucker

After Limits

Cerveja Rocky Garden

Exceed

Off Camber

Doutor Bicicleta

 12

* Santo Antonio do Pinhal recebe muitos ciclistas nos finais de semana, podemos dizer que o interesse pela bike tem crescido? O Brasil é um incentivador?

Com toda certeza. Apesar da crise, o esporte tem crescido e acredito que o movimento pela vida saudável contribui para esse crescimento. 

 * Qual conselho você dá para aqueles que querem começar ir mais a fundo quando o assunto é bike? Quais os melhores modelos para iniciantes? O investimento inicial seria de mais ou menos quanto?

O conselho principal é: Leve sua bike para trilha e comece. A partir daí você ficará mais íntimo com ela e consequentemente vai adquirir experiência tanto com a bicicleta quanto com as trilhas. As bicicletas são bastante democráticas. Você pode começar com uma de R$ 800 e chegar a modelos com preços que se igualam a carros.  

 * Principais desafios para praticar o "ciclismo de montanha"?

As primeiras pedaladas podem ser  difíceis física e tecnicamente. Depois de pegar um pouco o jeito... é só aproveitar. E andar sempre equipado! Um bom capacete é o básico do básico. 

 

 



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !